Chalés Mandira - Locação de casas em Cananéia, SP

Cananéia

A cidade de Cananéia foi um dos primeiros aglomerados habitacionais e a primeira cidade fundada no Brasil. A região lagunar-estuarina de Cananéia, conhecida como Lagamar, é uma fantástica coleção das águas de muitos rios, baías e lagoas e que, com o mar, compreende, num só lugar, 4 ecossistemas: mangues, dunas, restingas e a Mata Atlântica. Nessa área também são encontrados inúmeros sítios arqueológicos (sambaquis) datados entre seis e quatro mil anos, e ruínas do período colonial.

A região é tombada pela UNESCO como Patrimônio Natural da Humanidade e apontada como um dos melhores roteiros ecológico do mundo.

A partir de Cananéia, você pode visitar também a praia do Boqueirão Sul, no município de Ilha Comprida, bastando atravessar de balsa. Nesse passeio você já poderá ver os lindos guarás (pássaro de plumagem avermelhada que voa em bandos, pela manhã e no final do dia) e também os botos (cetáceos parecidos com os golfinhos), que estão sempre presentes na baía de Trapandé, entre a Ilha de Cananéia, a Ilha Comprida e a Ilha do Cardoso.

A cidade também é conhecida pela sua gastronomia e por ser um ótimo ponto de pesca, tanto em alto-mar como nos seus canais e rios. Não deixe de visitar o Museu Municipal, andar pelas ruazinhas do centro, comer as deliciosas ostras e experimentar a cataia, uma pinga temperada com uma planta regional.

No carnaval, além de escolas de samba, você pode aproveitar bons momentos com pequenos blocos carnavalescos, sambando ao som de antigas marchinhas.


Curiosidades

- Cananéia possui 13.000 habitantes;
- Fica a 250 km de São Paulo;
- Na comunidade do Mandira há um quilombo, antigo esconderijo de escravos fugidos, onde residem 25 famílias.
O ponto mais alto da cidade fica a apenas 50 m de altitude (Morro de São João);
- Foi aqui em Cananéia que um dos maiores tubarões do Brasil foi pescado. Sua carcaça está no Museu Municipal.